Dicas para manter seu home office produtivo

O home office é a melhor opção para este momento de coronavírus. Mas, após sete meses trabalhando em casa, o desafio é manter seu trabalho produtivo, ainda mais associado às demandas da casa e da família. Para Tathiane Deândhela, especialista em produtividade com mestrado na Universidade de Atlanta, o segredo é a disciplina. “É importante focar naquilo que podemos controlar”, afirma.

Seguem oito dicas da especialista para trabalhar em casa e manter a produtividade, também presentes em seu livro Faça o tempo enriquecer você:  

1 – Prepare seu cantinho da produtividade, colocando todas as ferramentas de trabalho ao seu alcance, inclusive a sua água. Dê preferência a ambiente com muita luz solar ou utilize luz branca – isso aumenta a produtividade.

2 – Se arrume com roupas para o trabalho. Nunca trabalhe de pijama. Usar roupas confortáveis de casa acaba diminuindo a produtividade. É importante se vestir como se fosse trabalhar fora. A roupa que vestimos altera o nosso estado interior. Ao se vestir melhor, você altera a sua autoconfiança e autoestima.

3 – Planejamento. O Time Model Canvas (TMC) é uma ferramenta poderosa que ajuda a tirar planos do papel, transformando ideias em projetos lucrativos, para uma vida de realizações. Não é um planejamento chato. É bem visual. Prático e dinâmico, o TMC vai exigir que você pense e reveja a planos esquecidos. É uma espécie de “autocoach”, um guia para você encontrar as respostas que já tem dentro de si. Faça esta pergunta para você: O que você precisa fazer hoje para o seu dia valer a pena? 

4 – Reduza as interrupções. Existem 28 ladrões do tempo, que nos assaltam todos os dias e ninguém percebe. Cada vez que você interrompe e tem de mudar de uma tarefa para outra, você perde de 7 a 14 minutos para se concentrar novamente. Imagine que você foi interrompido 24 vezes. Isso significa que você está perdendo 4h30min do seu dia. Soluções: utilize placas de sinalização para indicar que está ocupado. Faça um acordo de convivência com as pessoas que moram com você. Dividir as funções com alguém para que não haja tantas interrupções. Desative as notificações do celular e estabeleça horários para ver as redes sociais.

5 – Mantenha uma rotina. Mantenha a hora de acordar, de começar a trabalhar e de encerrar o período de trabalho. Sempre comece com aquilo que é mais importante.

6 – Use a tecnologia para ajudar na sua produtividade. Experimente usar o Trello (ferramenta de colaboração que organiza os projetos em quadros) para facilitar as atividades do dia. O Slack (plataforma de mensagens baseada em canais criada para ajudar empresas a melhorarem sua comunicação interna) permite uma comunicação mais eficiente com a sua equipe. Explore estes recursos. Para reuniões com a equipe utilize o Zoom.  Neste momento a tecnologia deve ser usada a nosso favor.

7 – Mantenha uma boa qualidade de vida. É importante ter horários bem estabelecidos para conciliar o que você precisa fazer durante o dia e também manter a qualidade do tempo. Tenha momentos para descansar e fazer o que você gosta. É importante respeitar os momentos de intervalo.

8 – Produtividade personalizada (a nova produtividade). Algumas pessoas são mais produtivas pela manhã, outras rendem melhor à noite. É importante descobrir que tipo de profissional você é. Personalize as técnicas de produtividade para o seu perfil.

Sobre Tathiane Deândhela 

É mestre em Liderança pela Universidade de Atlanta, especialista em Marketing com ênfase em Serviços pela FGV, Liderança pela FranklinCovey, Negociação e Gestão do Tempo É também empresária, palestrante internacional e referência em produtividade. Após desenvolver e testar seu método, em 2017 foi convidada para palestrar em uma conferência na Universidade de Harvard. Hoje, já são mais de quinze anos estudando sobre o tema, com cursos realizados nas Universidades de Harvard, MIT, Ohio e Atlanta. Foi ganhadora de diversos prêmios e homenagens, incluindo Mulher de Negócios do SEBRAE e Digital Awards. Semanalmente compartilha pílulas de produtividade em seu quadro intitulado Inteligência Produtiva na rádio CBN. É autora do livro best-seller Faça o tempo trabalhar para você (2015, Editora Ser Mais). Sua metodologia já foi testada e adotada por pequenas, médias e grandes empresas e seu legado tem repercutido na sociedade, no ambiente digital, na mídia e nos palcos corporativos.

Nina Machado

Jornalista, especialista em marketing digital e gestão de pessoas trocou o mundo corporativo em busca de uma vida mais conectada com seu propósito. Em 2019 criou o projeto Ficar Bem aos 40 para abordar assuntos do universo feminino 35+. Além disso, é co-editora do Corra Mais e repórter do Inova Mais, ambas editorias do portal RIC Mais.

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