Evento fala sobre a pandemia das Fake News

Não é de hoje que o tema Fake News provoca tanta polêmica. Mesmo em tempos de pandemia, quando a saúde deveria ser tratada com seriedade, elas surgem às pencas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), feita com conteúdo captado entre 17 de março e 10 de abril, 65% das notícias falsas envolviam receitas caseiras e curas milagrosas (e não comprovadas pela ciência) para a COVID-19. Ainda, 5,7% eram relacionadas a golpes bancários, 5% tratam de projetos falsos para arrecadar recursos destinados a instituições de pesquisa e 4,3% qualificam a doença como uma manobra política.

Com o tema Pandemia das Fake News, a ADVB/PR realiza, no próximo dia 29 de setembro, terça-feira, às 19h, uma live em seus canais digitais para debater o assunto que tanto impacta na sociedade atual.

“As notícias falsas, compartilhadas por pura ingenuidade ou má fé, podem ter um impacto destrutivo na vida pessoal, profissional, além de denegrir marcas e reputações. É nosso dever como associação discutir o assunto que é tão poderoso na sociedade digital”, afirma o presidente da ADVB/PR, Ney Braga Alves.

Mediado pelo jornalista e vice-presidente da ADVB/PR, Claudio Stringari, o painel vai contar com a presença do repórter nacional da Record TV e âncora da Jovem Pan, Marc Sousa; o jornalista, gestor de mídias sociais e professor da PUC/PR, Renan Colombo; e a jornalista brasileira radicada em Londres, onde coordena o Media Talks By Jornalistas & Cia, Luciana Gurgel.

Para acompanhar, basta acessar: youtube.com/advbpr.

“Estamos mesmo vivendo a era da pós-verdade? Como podemos combater esse fenômeno poderoso da sociedade digital? Um tema relevante, com diversas visões do jornalismo no Brasil e mundo afora, amplamente debatido no momento, tanto no poder legislativo quanto na sociedade. O documentário ‘O Dilema das Redes’, lançado recentemente pela Netflix, abre reflexões importantes. E não podíamos deixar de debate-las”, ressalta Stringari.

Sobre a ADVB-PR

Há 54 anos, a ADVB-PR atua para o desenvolvimento da atividade empresarial do Estado, valorizando os profissionais e empresas por meio do intercâmbio de conhecimento, experiências e ideias entre associados e profissionais de expressão nacional e internacional.Com a promoção de ações e atividades realizadas em parceira com a iniciativa privada, visando à atualização, qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais das áreas de Marketing, Vendas, Comunicação e Gestão Empresarial, a ADVB-PR contribui com centenas de empresas e instituições paranaenses na busca por mais eficiência, qualidade e competência. Além do Top de Marketing, Estrela ADVB e do Prêmio Personalidade, a entidade realiza outros eventos, como o Papo ADVB, Business Connect, Pauta Online ADVB/PR, e cursos para fomentar o mercado.

Nina Machado

Jornalista, especialista em marketing digital e gestão de pessoas trocou o mundo corporativo em busca de uma vida mais conectada com seu propósito. Em 2019 criou o projeto Ficar Bem aos 40 para abordar assuntos do universo feminino 35+. Além disso, é co-editora do Corra Mais e repórter do Inova Mais, ambas editorias do portal RIC Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo